quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Naruto, herói messiânico


Se você é meu irmão em Cristo, já de saída pode me censurar ou ao menos estranhar o fato de eu gostar primeiro de desenhos animados, depois de desenhos animados japoneses (onde a violência é amplificada), e depois de Naruto (!?!?!!!).
Sempre gostei de desenhos animados e histórias em quadrinhos. Tinha uma forte coleção de gibis, à qual dedicava bom tempo e boa grana. Com o tempo, o ânimo vai arrefecendo (de alguns não!)... Mas mesmo depois de convertido, não deixei de acompanhar, mesmo com pequenino interesse, estes universos mágicos de fuga. Sim, para mim a Literatura e todas as demais fantasiações são uma Fuga, fuga de uma realidade (a nível pessoal ou universal) dura de engolir. Claro que é preciso não misturar as bolas, não trazer para a tal dura realidade nossa de cada dia a fantasia simplificante (eis sua grande qualidade: nelas as coisas são muito mais simples - o bem é o bem,  o mal é o mal, e por aí vai) de tais entretenimentos.

Mas vamos ao Naruto. Sempre via meus sobrinhos e alguns amigos fanáticos falando de tal anime/mangá (animes são os desenhos animados japoneses, e mangás são as histórias em quadrinhos). Quando assistia por acaso a algum episódio, achava profundamente confuso e tosco... Até que um dia fui agraciado por um dos tais fanáticos com um DVD com diversos episódios. E num período de férias lá fui eu assistir ao desenho. E me afeiçoei. Não pela simples ação, que se encontra em qualquer lugar, ou pela trama, bem urdida e envolvente, mas pelo próprio Naruto, o cara mais maneiro do mundo da fantasia. Um carinha que foi desprezado e humilhado, mas não tornou-se mal em virtude disso, ao contrário, fez de tudo para ser reconhecido como pessoa, como boa pessoa, e aceito em sua comunidade que o desprezava por sua origem e sua herança potencialmente maligna. Um cara que converte vilões, que lhes desvela um novo e melhor sentido para a vida, que mostra a tudo e a todos, o valor reconstrutor de realidades que é a Amizade.

Há na figura e na trama do Naruto um viés claramente messiânico, onde a verdade sobre ele vai paulatinamente sendo revelada, e ele cada vez mais vai tornando-se uma representação do Bem encarnado, no caso, para 'transformar o mundo ninja, terminando com suas guerras'. Há contradições, claro, guerras para terminar com guerras, sabemos no que dão, não importa quantos anos leve... Mas é divertido demais ver o ímpeto, a fúria quase inocente com que ele se lança contra os desafios, sempre, sempre, sempre disposto a sacrificar-se por seus amigos, sempre superando-se, mostrando que o amor pode mais, pode muito mais. 

Descontadas todas as diferenças (gigantescas e incontornáveis diferenças), vejo aqui mais uma representação do anseio humano por Jesus, anseio inconsciente muitas vezes, manifesto nesta multicultural e atemporal representação da figura messiânica, daquele que nos salvará do grande cerco do Mal.

Sim, precisamos de um Salvador que nos liberte desta realidade pessoal e universal corrompida - glórias eternas a Deus por ter-nos proporcionado um! Um que literalmente sacrificou-se por mim e por você, um muito mais que movido por amor, mas que É o próprio AMOR Encarnado! Por isso Ele diz ser a Porta. Jesus é o escape, é o portal para um novo mundo onde, muito mais do que sequer existir, do mal sequer haverá lembrança.

Rei dos Reis, Herói dos Heróis, Amigo eterno e que não deixa nunca ninguém para trás. Deixe você também todas as ilusões e dores deste mundo vazio para trás, e venha ao encontro dele!
Ele diz: "Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo." (Apocalipse 3,19)

Com seu perfeito sacrifício e ressurreição, venceu os maiores vilões, os maiores inimigos da espécie humana, a Morte e o (castigo eterno no) Inferno. Como diz em 1 Coríntios 15.54: "Tragada foi a morte na vitória." E ainda em Apocalipse: "Não temas; eu sou o primeiro e o último e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno."

Tudo isso porque, contra tudo e contra todos, Deus ama você. Isso fica claro no principal versículo de toda a Bíblia, que está escrito no Evangelho de João, capítulo 3, versículo 16: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

O amor pode mais. O amor pode muito mais. Venha para o Deus de amor, abra a porta para que Jesus entre em sua casa e seja seu amigo para sempre.

Saiba a verdade sobre Jesus lendo a Bíblia mais próxima. Visite uma igreja evangélica onde você sinta-se bem.

Se desejar, visite também o blog Amor Scan e leia mais textos sobre o amor de Jesus e suas ações, por mim e por você.

Sammis Reachers

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...